
Shoppings de Curitiba reabrem com regras
Neste mês de junho, os shoppings da cidade de Curitiba reabrem sob regras de funcionamento da Secretaria de Estado da Saúde, no intuito de evitar a propagação do vírus Covid-19.
Assim, as regras são: Não é permitida a entrada de idosos (60 anos ou mais), gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com menos de 12 anos. Não é permitido provar roupas ou sapatos nas lojas. O horário de funcionamento foi reduzido: das 12 às 20 horas.
Fica vetado o funcionamento de cinemas, praças de entretenimento, atividades para crianças ou atividades que causem aglomeração de pessoas. O uso de máscaras é obrigatório para funcionários e clientes, em tempo integral.
As praças de alimentação, segundo a normativa de liberação de funcionamento,diz: uma equipe deverá ser encarregada de controlar o acesso, uso de mesas e permanência dos clientes nesse locais. É proibido serviços na modalidade autosserviço (self-sevice). Vedada também a venda de bebidas alcoólicas. As mesas devem estar separadas por uma distância de 2m, sendo limpas, antes e após o uso.
Segundo a ACP (Associação Comercial do Paraná), não haverá aglomerações, visto que o comércio de rua, reaberto desde 17 de abril de 2020, tem tido movimento cerca de 30% do normal. Os shoppings de Curitiba estão empenhados e orientados a garantir a saúde e serviços aos clientes e funcionários. Mas nunca é demais ressaltar a importância da prevenção. Lavar as mãos com água e sabonete, ou higienizar com álcool gel 70; evitar tocar olhos, boca e nariz; não compartilhar copos, talheres ou objetos pessoais; usar máscara de tecido em ambientes públicos é obrigatório. Todos juntos contra o corona vírus.